quarta-feira, 23 de agosto de 2023

AULAS PRIMEIRO BIMESTRE

 


EMENTA / PLANO DE ENSINO / PLANO DE AULA
Disponível no Moodle / TOTvS e no link abaixo





Para as anotações de Aula CLIQUE AQUI




TABELA DE NOTAS PRIMEIRO BIMESTRE
CLIQUE AQUI





Sobre Eadweard Muybridge




Imagens são feitas com relações. Abaixo, como curiosidade, a relação do diretor Jordan Peele
em "Não não olhe" com Eadweard Muybridge


Análise dos primeiros minutos do filme
ERA UMA VEZ UM GÊNIO


MISE EN ABYME
ECO | SATURAÇÃO | NARRATIVA EM ABISMO | MULTIVERSO | REPETIÇÃO
 As várias imagens e vídeos abaixo são exemplos sobre NARRATIVA EM BISMO.


ECO E NARCISO
ECO E NARCISO CLIQUE AQUI



PHILLIPE DECOUFLE  / NARRATIVA EM ABISMO

CINCO PEÇAS FÁCEIS / NARRATIVA EM ABISMO

E SE ELAS FOSSEM PARA MOSCOU
NARRATIVA EM ABISMO

NARRATIVA EM ABISMO


NARRATIVA EM ABISMO.
_ Mise en Abyme [leitura do artigo - Efeito DROSTE  da fotografia CLIQUE AQUI

NARRATIVA EM ABISMO.


NARRATIVA EM ABISMO - IMAGENS GRÁFICAS

NARRATIVA EM ABISMO



NARRATIVA EM ABISMO.

NARRATIVA EM ABISMO.
THE BOYS
EXAGERO - ECO - REPETIÇÃO
NARRATIVA EM ABISMO


THE BOYS
TEMPORADA 1 EP 1 O NOME DO JOGO 19m15s
Assista a cena acima do roteiro. Está na Temporada 1 Episódio 1 aos 19minutos
Vejam como um mensagem específica se repete.

NARRATIVA EM BISMO.


NARRATIVA EM BISMO e LISO e ESTRIADO
Nesta cena analisamos os planos de câmera. O liso e o estriado. E o espaço sentido/ espaço corpo quando o personagem corre com uma maçã na boca [Surrealismo - O filho do homem de René Magritte]





LISO e ESTRIADO
CLIQUE AQUI PARA O TEXTO COMPLETO
ler principalmente sobre LISO e ESTRIADO pág. 352 [pdf pág. 3]



VIDEOS ANALISADOS EM CLASSE






EXEMPLO DE ATIVIDADE EM CLASSE - MORTALIDADE
EXEMPLO  - PRÉ-PRODUÇÃO - CRIANDO CONCEPT ART 
É o mesmo que está em nossas anotações de aula [link do post it acima] no item 14: pré-produção;

Concept Arté uma etapa de pré-produção nos projetos de games, filmes e animações. Um concept artist é o profissional responsável pela criação de todo o conteúdo visual de um projeto: cenário, personagens e objetos, dentre outros. CLIQUE AQUI

Pode ser um concept art de um frame [produto audiovisual - storyboard] ou de uma embalagem clique aqui; ou de uma peça de teatro ou filme clique aqui ou de um personagem clique aqui

ROTEIRO ORIGINAL: clique aqui
ROTEIRO TRADUZIDO: clique aqui

1º. Escolha o tema, por exemplo: Mortalidade

2º. Briefing modelo: clique aqui

3º Mapa Mental modelo: clique na imagem abaixo

clique na imagem para ampliar


4º Painel Semântico modelo: clique aqui

5º Shooting Board - suas fotos baseadas no seu painel semântico. Aqui eu escolho as imagens que me inspiraram no Painel Semântico e EU MESMO/A TIRO MINHAS PRÓPRIAS FOTOS. Assim, com uma câmera na mão eu tiro fotos e testo ângulos, enquadramentos, cor, luz, objetos que tenho ao meu alcance. Inspirado pelo painel semântico.

PARA VOCÊ VER MODELOS DE SHOOTING e CONCEPT deste trecho do roteiro abaixo CLIQUE AQUI

6º Concept art - desenho baseado nas suas fotos autorias [seu shooting board]. 

Desenho a mão livre [no papel ou mesa digitalizadora].
Posso desenhar de observação e/ou desenhar por cima das fotos;
Posso pedir para terceirizar.





_ANOTAÇÕES DO TEXTO DE ERIKA SIMÔES.
TEXTO BASE UTILIZADO
[este material faz parte do conteúdo para estudo da avaliação do primeiro bimestre]


DESTE MATERIAL - ESTUDAR O CAPITULO 2 CLIQUE AQUI
LER DA PAG.12 A PAG.21



Duran, Érika Rodrigues Simões.
"A linguagem de animação como instrumental de ensino"

PONTOS PRINCIPAIS DO TEXTO:
1. A citação de Jupiassú abertura da página 12;
_Interlocução de pensamentos; [o mesmo que diálogos de pensamentos].
O limiar da humanidade coincide com o
advento da linguagem, que funda uma
nova relação do homem consigo mesmo e
com o mundo. A linguagem suscita uma
consciência da consciência. A história
introduz, sobreposta à hereditariedade
natural, uma hereditariedade cultural.
Esboça, assim, uma nova dimensão da
consciência humana
(JAPIASSÚ, H. 1978: 103).





2. É sobre LINGUAGEM: audiovisual [mídia/meio/suporte]; 

3. Linguagem, Discurso e Narrativa
Nos textos narrativos, é por meio da linguagem audiovisual [som e imagem] associadas a personagem que conhecemos o desenrolar da história e as ações desta.
Mas a personagem no filme tem suas ideias, opiniões e sentimentos. A forma como esta personagem se apresenta é chamada de discurso. Por exemplo: você tem um jeito, um estilo, um discurso para se apresentar de acordo com seu Dasein. - veja vídeos [nr. 3]  abaixo

4. Pág. 14 Estrutura subjetiva da linguagem / discurso por meio de : veículos [multimídia], mensagens, estímulos [som e imagem] e usos [multimídia]; - veja vídeos [nr. 4]  abaixo
Sobre estímulos: _Sensações; CIA DOS a DEUX clique aqui
4 elementos da linguagem / discurso



5. Pág. 15 Karl Bühler (1990) aponta três modelos distintos de mensagem: a expressiva, a apelativa e a comunicacional.
"Dondis (2007) nos aponta para necessidade de transformação dos indivíduos em visualmente alfabetizados"
Expressiva: eu me expresso, eu aplico em forma de arte e linguagem meu sentimento, meu conhecimento. 
Apelativa: eu apelo para você ver, uso de violência ou mistério.
Comunicacional: eu apenas passo uma mensagem, educo, informo.













6. Pág. 16 Linguagem Apreciativa e de Produção
linguagem audiovisual e a educação de um povo

_ Bakhtin "(...) está na produção da cultura e na vida social, na criação artística e na constituição da vida subjetiva. Como acontecimentos discursivos, todas essas esferas encontram na linguagem o motor que dinamiza sua existência. Não há linguagem sem a presença de um outro a quem o discurso se refere e responde, portanto, não há vida discursiva sem o diálogo que extrapola suas fronteiras e cria elos de conexão com a cultura e a experiência subjetiva (Bakhtin apud SALGADO, R. G. 2005: 22)." p.16
_ Ver o trecho do roteiro do filme "A CHEGADA" aos16m16s.

Neste trecho temos um exemplo do poder da linguagem.
Ele é um cientista matemático e quer "conversar" com os aliens por meio da matemática.
Ele lê um trecho do livro da outra protagonista: "a língua é a base da civilização"
Ela diz: antes da matemática temos a língua, o falar, o se comunicar.
Aqui é para mostrar a importância da LINGUAGEM



7. Pág 17  _‘Entrée d´un train em gare de La Ciotat’ ( Entrada de um trem na estação La Ciotat)


Veja no link abaixo a página de um autor que une vídeos antigos com tecnologia I.A
para tratamento e qualidade da imagem de vídeos antigos




ANEXOS

Abaixo temos duas linguagens de animação que educam, nos mostram uma consciência da consciência.


O desenho "O homem barba" do Titio Avô é um exemplo de educação por Desenho Animado.

As simbologias apresentadas em "The Midnight Gospel" são formadas por uma consciência da consciência. Nós sabemos do que se trata tal imagem, ou cor ou símbolo.





Aqui estão os livros do primeiro fotógrafo do mundo.
Ele inventou a máquina fotográfica em CAMPINAS - SP


PARTES DO TEXTO DE ÉRIKA DURAN com vídeos para complementar:

Os vídeos abaixo são sobre:
Linguagem, Discurso e Narrativa; [sinestesia, cinco sentidos]


_Relação com o mundo; [exposição, COMUNICAÇÃO]
_Linguagem audiovisual: conjunto de códigos; [quais códigos?]


4. Pág. 14 Estrutura subjetiva do discurso por meio de: veículos [multimídia], mensagens, estímulos [som e imagem] e usos [multimídia];

_Convergência; [multimídia]
TRANSMEDIA
CROSSMIDIA
Crossmedia é quando uma mesma mensagem é transmitida por diversas mídias sem sofrer alteração no conteúdo. Por exemplo, uma partida de futebol é reproduzida tanto na internet quando na televisão. A transmedia, por sua vez, ocorre quando uma mensagem com conteúdo diferenciado é transmitida por diversas mídias, onde uma mídia complementa a informação da outra. Estes fenômenos potencializam e ampliam o alcance do público-alvo, já que a mensagem poderá ser acessada por diferentes meios de comunicação.
Instagram clique aqui

MODERN FAMILY
T6 EP16

ATORES e ATRIZES
Cena do filme "Sunset Boulevard"
Nesta cena a personagem, uma ex-famosa atriz de Hollywood esta sendo levada para um hospital psiquiátrico por não aceitar mais ter perdido o brilho e o glamour de Hollywood.
Mas para leva-la eles a enganam dizendo ser uma cena de filme que estão gravando.
Aqui é sobre o poder da linguagem do cinema sobre as pessoas.
Como o cinema as mudas. Criam uma consciência nova.
E ao assistirmos adquirimos uma outra consciência, aprendemos.
Isso é consciência da consciência. Pois sabemos que sabemos.

Casting ET "ok kid you got the job"
Aqui é sobre atuação e o poder de DISCURSO.
Este foi o primeiro e único teste deste jovem ator.
Ao final da cena ouça Steven Spielberg dizer:
"Ok garoto, o trabalho é seu!"

Casting Ingrid Bergman - termo GLAMOUR [a câmera e ela são empáticas];
É deste Glamour que surge o GLAMROCK




TEXTO BASE UTILIZADO
[este material faz parte do conteúdo para estudo da avaliação do primeiro bimestre]


DESTE MATERIAL - ESTUDAR O CAPITULO 2 CLIQUE AQUI
LER DA PAG.12 A PAG.21




FLIM.AI - CLIQUE AQUI



O site acima pode lhe ser útil para pesquisa de imagens, cor, luz, objetos, planos de câmera de cenas [frames] de filmes. Basta você escrever  uma palavra para sua pesquisa de Painel Semântico


  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULAS SEGUNDO BIMESTRE

  EMENTA / PLANO DE ENSINO / PLANO DE AULA Disponível no Moodle / TOTvS e no link abaixo CLIQUE AQUI ANOTAÇÕES DE AULA CLIQUE AQUI TABELA DE...